Instrutores

José Carlos Lopes


(Ver CV detalhado)

Professor da Universidade de Aveiro, desde 1986, e doutorado em Física. Trabalhou na Escola Superior de Saúde (2001-2011) e na Secção Autónoma de Ciências da Saúde (2005-2011) da Universidade de Aveiro. Completou o Mestrado em Mindfulness-Based Approaches, na Universidade de Bangor, País de Gales, Reino Unido, em 2015 (tendo obtido em 2012 o nível de Diploma de Pós-graduação). A tese foi sobre “Mindfulness-Based Intervention in Cancer Recovery (MBICR) in a Portuguese Population”. Como instrutor habilitado, consta do International Directory of MBSR Teachers and Programs do Center for Mindfulness, Escola de Medicina, Universidade de Massachussets, EUA. É instrutor de Mindful Self-Compassion, formado pelo Center for Mindful Self-Compassion. Segue as Diretrizes de Boas Práticas no ensino de cursos baseados em mindfulness, definidas pela UK Network for Mindfulness-Based Teachers. Foi instrutor de cursos em grupo de MBSR para profissionais de saúde, que decorreram em 2012 e 2013, nos Serviços de Psiquiatria e de Oncologia dos Centros Hospitalares do Baixo Vouga (Hospital Infante D. Pedro, Aveiro) e de Entre Douro e Vouga (Hospitais de S. João da Madeira e de S. Sebastião, Santa Maria da Feira), em que ao todo participaram mais de cinquenta profissionais (psiquiatras e outros médicos, psicólogas, enfermeiras e terapeutas ocupacionais).
Sandra Vilarinho

Psicóloga clínica, licenciada, mestre e doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra. Mantém prática clínica desde há 18 anos. É também terapeuta sexual e membro da direção da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, dedicando-se particularmente às problemáticas do desejo e interesse sexual (mulheres), disfunção erétil e ejaculação prematura (homens) e dificuldades ao nível da comunicação, harmonia e intimidade nos casais. Como investigadora de pós-doutoramento na Universidade do Porto (Sexlab-FCPUP), encontra-se atualmente a estudar o papel de abordagens baseadas na autocompaixão e mindfulness (no âmbito da Terceira Geração na Terapia Cognitivo-Comportamental) em problemas sexuais. Conjuga a clínica com a investigação, juntamente com um interesse especial pela meditação, cuja prática começou na União Budista Portuguesa em 2003. Fez o treino de instrutora de MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy) na Universidade de Bangor (Reino Unido), onde mantém formação e superv
isão, seguindo as Diretrizes de Boas Práticas no ensino de cursos baseados em mindfulness, definidas pela UK Network for Mindfulness-Based Teachers. Inspirada pela prática e pela investigação de K. Neff e C. Germer, tem vindo a dedicar-se de modo consistente e apaixonado ao programa e práticas de atenção plena com autocompaixão. Realizou o programa intensivo MSC (Mindfulness Self-Compassion) com M. Alonso e V. Simón. Mais recentemente, teve o privilégio de ter sido treinada por C. Germer, C. Neff, S. Hickman e M. Becker, estando entre os primeiros portugueses professores treinados para realizar cursos de 8 semanas baseados na atenção plena com compaixão (MSC).