Que são intervenções baseadas em mindfulness?
As intervenções baseadas em mindfulness são programas em que aprendemos a cultivar a capacidade inata de prestar atenção às experiências quando elas acontecem. Tais programas visam ajudar, de forma prática e pragmática, os participantes a lidar melhor com as dificuldades da vida. Tanto os estudos científicos como os relatos dos participantes apontam para uma diversidade de benefícios a nível físico e psicológico.
Há vários programas deste tipo, que integram as antigas práticas e filosofias da mindfulness, originárias do budismo, com os atuais conhecimentos científicos da psicologia. Tais programas são ensinados de forma inteiramente secular, sem qualquer contexto religioso. A mindfulness é ensinada através de técnicas de meditação tais como prestar atenção à respiração, e ter consciência do corpo em repouso ou em movimento.
Os programas principais, desenvolvidos nas últimas décadas, são Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) e Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT).
A MBCT adotou a MBSR, integrando-a com a terapia cognitivo-comportamental. Foi desenvolvida, no final do século XX, para ajudar pessoas com depressão, tendo sido demonstrada a sua eficácia em ensaios clínicos. Os dois programas são muito semelhantes.
O programa de Mindful Self-Compassion (MSC) combina a consciência plena com a autocompaixão, proporcionando um aumento do bem-estar emocional. Através da mindfulness, reconhecemos os nossos pensamentos e sentimentos difíceis (como a inadequação, tristeza, raiva, confusão), encarando-os com espírito de abertura e curiosidade. Com a autocompaixão respondemos a estes pensamentos e sentimentos difíceis com bondade, simpatia e compreensão, obtendo assim alívio e conforto em momentos de sofrimento psicológico.
Atualmente, desenham-se programas mindfulness-based optimizados para determinados problemas ou condições de saúde — p. ex., cancro, fibromialgia, disfunções sexuais —, que incluem conceitos e técnicas de outras disciplinas.