McMindfulness

Que é McMindfulness?

Segundo Terry Hyland (2017), McMindfulness refere-se à prática de mindfulness numa versão mercantilizada, “marketizada” e reducionista, que consiste na construção de produtos (cursos, “apps”, livros e outros itens) para venda ao público, sendo o objetivo desses produtos conseguir resultados materialistas e de curto prazo, como por exemplo aumentar a produtividade no trabalho ou subir os níveis de prestação na escola.

Esta versão superficial tornou-se um negócio que, como diz Jon Kabat-Zinn (2015), só pode dececionar os consumidores vulneráveis que vêem a mindfulness como uma panaceia. A McMindfulness, salienta Kabat-Zinn, ignora os alicerces éticos das práticas e tradições meditativas donde a mindfulness emergiu, e separa a mindfulness do seu potencial profundamente transformador.

Para David Forbes (2019), McMindulness visa reduzir o stresse do indivíduo privado e não admite nenhum interesse nas causas sociais do stresse; é cega em relação ao presente contexto moral, político e cultural do neoliberalismo.